Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como brincar de amarelinha?

Como brincar de amarelinha

A amarelinha é um das brincadeiras de crianças mais conhecidos em todo o mundo. Não se conhece a sua verdadeira origem, mas ela costuma ser relacionada com os jogos das civilizações egípcia, grega e romana.

No entanto, de acordo com uma das versões conhecidas, a história da amarelinha está relacionada com um monge espanhol, que queria simbolizar no jogo o começo da vida, a vida em si (com suas dificuldades e alternativas) e a morte, essa na antessala onde aparecem o inferno e o purgatório – etapas para o céu, que na brincadeira é o objetivo final.

Veja também: Produtos personalizados para o presente do dia das crianças

Como brincar de amarelinha

Como brincar de amarelinha

Existem diversas maneiras de jogar amarelinha, mas todas têm algo em comum. Uma das formas mais simples e usuais da brincadeira é a seguinte:

Jogamos uma pedra na casinha de número 1, sem que ele toque as bordas. Pulamos para a casinha 2 com apenas um dos pés e, na mesma posição, saltamos de casinha em casinha até chegar ao céu.  No céu descansamos (apoiamos os dois pés) e fazemos o caminho inverso. Ao chegar na casinha 2, sempre com um único pé, recolhemos a pedra que estava na casinha 1, que novamente deve ser saltada.

As rodadas seguem iguais, porém jogando a pedra na casinha dois e nas demais subsequentes. Na última rodada, a pedra é jogada ao céu. Se qualquer falha é cometida em uma dessas etapas, a vez é passada para outro jogador. Ganha o jogo quem completar primeiro e sem faltas todas as rodadas.

E você, gosta de brincar de amarelinha? Deixe o seu comentário ao final desta página!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *